Assim como em qualquer outra profissão, existem bons corretores de imóveis mas infelizmente, também existem os que são abaixo da média do esperado. Mas como saber se aquele profissional será um dos melhores ou um piores ao representar seus interesses em uma transação imobiliária?
A melhor maneira de saber se você tem um bom agente (ou não) é considerar algumas das coisas que um agente realmente bom faz e cuida para seus clientes.
Preparamos uma lista delas para você:
- Te fazer perguntas sobre suas necessidades e anseios sobre a casa. Um agente não deve fazer suposições quando se trata de comprar uma casa. Então, se você tem um agente que assume tudo… desconfie. Um bom agente deve fazer perguntas – muitas delas – sobre as áreas que você gostaria de comprar, se você conhece o local, o que você gosta e não gosta tanto em uma casa quanto em um bairro, onde você trabalha, quanto tempo planeja ficar lá, seus planos familiares futuros , e mais.
- Recomendar um bom corretor de hipoteca (Mortgage Broker). Se você ainda não tem um para ajudá-lo com seu empréstimo, seu agente imobiliário deve fornecer referências para alguém confiável. (E qualquer agente que se preze deve definitivamente perguntar se você é pré-aprovado no primeiro contato que tiverem!) Os agentes imobiliários trabalham em transações imobiliárias todos os dias e têm contatos que podem ajudar com hipotecas, títulos, avaliações, inspeções e muito mais. Aproveite estas conexões!
- Te dar infomarções sobre os bairros. Principalmente ao comprar uma casa em um outro país, sempre haverá muito a se saber e para aprender sobre o lugar onde você está comprando sua casa. Um bom agente imobiliário deve ser capaz de responder às suas perguntas e explicar como cada bairro se compara aos outros. Você provavelmente terá dúvidas sobre tudo, desde onde comprar coisas de mercado até onde passear com o cachorro ou o que as pessoas fazem para se divertir nos fins de semana, e seu agente imobiliário deve ajudar a responder a essas perguntas.
- Ajudá-lo a encontrar uma casa. Você pode pensar que encontrar uma casa é tão fácil quanto procurá-la na internet e, para algumas pessoas de sorte, talvez seja. Mas a maioria dos compradores tem que verificar infinitas casas potencialmente inadequadas antes de encontrar “aquela” que é a que melhor se encaixe no que você procura. As fotos (especialmente na internet) podem enganar. Um agente deve te enviar alertas quando uma casa que atenda aos seus critérios chegar ao mercado – e os agentes também devem ajudá-lo a criar estratégias alternativas se as coisas estiverem muito difíceis em sua faixa de preço.
- Te informar sobre o valor correto de seu imóvel. Para os vendedores, este é um dos trabalhos mais críticos que seu agente concluirá – e se eles não fizerem um bom trabalho, você poderá perder muito dinheiro. Precificar a casa corretamente desde o início é absolutamente vital para vende-la rapidamente e por um valor justo de mercado. Alguns agentes inflarão o possível preço de venda e dirão aos vendedores que sempre podem reduzir o preço se não receberem uma oferta. Embora isso seja certamente verdade, esses agentes estão deturpando uma verdade maior: sua listagem receberá mais atenção de compradores qualificados nas primeiras 48 horas após chegar ao mercado. Normalmente, não é aconselhável ir com o agente que oferece o preço de venda mais alto; em vez disso, pergunte aos potenciais agentes como eles calcularam esse preço de venda, se ele se alinha com o preço por metro quadrado típico em sua área e por quanto tempo as casas com preços nessa faixa tendem a permanecer no mercado.
- Fazer um marketing extraordinário e estratégico de sua casa. Uma razão pela qual os vendedores contratam um agente imobiliário em primeiro lugar é que o agente tem uma plataforma de marketing para usar para anunciar a casa à venda. Algumas casas exigem mais marketing do que outras, mas os agentes devem ter um plano para comercializar todas as casas que listarem. E o marketing vai muito, muito além de “colocar” no MLS, Zillow e realtor.com. Se você não conhece o plano do corretor para comercializar sua casa – ou pior, se você desconfia que o corretor não tem um plano – isso é um grande sinal de que seu agente pode não ser o melhor para você.
- Ajudá-lo a escolher um inspetor. O comprador precisa ter certeza do que está comprando e que a casa não tem grandes problemas. É aí que entra o inspetor. Seu agente imobiliário deve ajudá-lo a encontrar um inspetor e te orientar se o preço do inspetor é razoável, acompanhar a inspeção, e te ajudar com todas as dúvidas que vierem.
- Estar presente na avaliação. Muitos agentes não acham que participar da avaliação seja muito importante. Mas se o valor da avaliação for inferior ao preço de venda e não houver agentes presentes para responder a perguntas ou ajudar o avaliador a descobrir o valor da casa, você terá um problema que pode não ser muito fácil de resolver. O corretor do comprador fará questão de comparecer à avaliação e garantir que o avaliador tenha acesso a tudo o que precisa e possa obter todas as informações necessárias para concluir a avaliação completamente. E o seu corretor, é um destes que comparecem a avaliação?
- Comunicar sempre. Muita coisa pode (e vai) acontecer desde o momento que você colocar uma oferta em uma casa até realmente se mudar. O agente imobiliário deve ser a pessoa que conhece todas as diferentes partes e peças da transação – e servirá como ponto de comunicação entre elas. Se a avaliação estiver atrasada ou houver um problema com o empréstimo, o agente é quem está comunicando essa informação às pessoas de cada lado que precisam saber. O trabalho de um agente é facilitar a transação para você, e isso significa ser responsável por uma comunicação afiada entre todas as partes.