As taxas médias de hipoteca de longo prazo nos Estados Unidos caíram para 6,6%, o nível mais baixo desde maio de 2023, quando estava em 6,57%.
Esta notícia é bem-vinda para potenciais compradores de casas, enfrentando o aumento nos preços das residências e uma competição intensa por propriedades relativamente escassas no mercado.
A taxa média em uma hipoteca de 30 anos caiu para 6,6% em relação aos 6,66% da semana passada, conforme anunciado pela empresa de financiamento imobiliário Freddie Mac na quinta-feira. Há um ano, a taxa média era de 6,15%.
Esta queda, que segue duas semanas de aumentos, leva a taxa média ao seu nível mais baixo desde o final de maio, quando estava em 6,57%.
Os custos de empréstimos em hipotecas de 15 anos, populares entre proprietários que refinanciam seus empréstimos, também diminuíram nesta semana, com a taxa média caindo para 5,76%, comparada aos 5,87% da semana passada. Há um ano, a média era de 5,28%, de acordo com a Freddie Mac.
“Este é um desenvolvimento encorajador para o mercado imobiliário, especialmente para os compradores de casas de primeira viagem que são sensíveis às mudanças na acessibilidade à habitação”, disse Sam Khater, economista-chefe da Freddie Mac. “No entanto, à medida que a demanda de compra continua a aumentar, isso colocará mais pressão sobre o já escasso inventário à venda.”
Os custos de empréstimos para hipotecas têm diminuído desde o final de outubro, após a taxa média em uma hipoteca de 30 anos disparar para 7,79%, o nível mais alto desde o final de 2000.
A taxa média ainda permanece significativamente mais alta do que há apenas dois anos, quando era de 3,56%. Essa grande diferença entre as taxas agora e então ajudou a limitar o número de residências anteriormente ocupadas no mercado, desencorajando proprietários que garantiram taxas extremamente baixas de venderem.
No entanto, a queda geral nas taxas desde o outono passado é uma boa notícia para os compradores de casas, pois aumenta seu poder de compra em um momento em que os preços das residências continuam a subir, apesar de uma profunda desaceleração no mercado imobiliário. As vendas de casas usadas nos EUA caíram mais de 19% nos primeiros 11 meses do ano passado.
A queda nas taxas de hipoteca segue uma redução no rendimento do Tesouro de 10 anos, que os credores usam como guia para fixar os preços dos empréstimos. O rendimento, que em meados de outubro atingiu seu nível mais alto desde 2007, diminuiu com a esperança de que a inflação tenha diminuído o suficiente para o Federal Reserve começar a reduzir as taxas de juros este ano.
O banco central indicou que provavelmente reduzirá as taxas várias vezes em 2024, pois a inflação tem diminuído desde seu pico há dois verões. No entanto, permanece a incerteza sobre quantos cortes o Fed fará este ano e quão rapidamente começará.
Se as taxas continuarem a diminuir, como muitos economistas esperam, isso deve ajudar a impulsionar a demanda na temporada de compra de casas na primavera, que tradicionalmente começa no final de fevereiro.
Fonte desta matéria: Florida Realtors Association
Daniela Galvao
Líder e Fundadora do Celebration Luxury Team
Sobre o Celebration Luxury Team
Somos um time de corretores imobiliários especializados na Flórida Central e voltada para o público brasileiro. São mais de 13 anos de experiência com milhares de imóveis vendidos a brasileiros.
Caso queira saber mais sobre as oportunidades em imóveis nas regiões Orlando e arredores, entre em contato agora mesmo e bata um papo comigo por WhatsApp: +1 407-301-5465 Daniela Galvão.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]